Medidas de Prevenção contra Incêndio

Um Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico (PSCIP) é um documento que descreve um conjunto de ações que visa prevenir e combater incêndios nas edificações, assegurando a segurança das pessoas e dos imóveis. Esse documento deve ser apresentado ao Corpo de Bombeiros local, devendo identificar todos os riscos apresentados pelo edifício.

Esses projetos devem ser elaborados por profissionais habilitados das áreas de engenharia de segurança e medicina do trabalho e devem contemplar todos os equipamentos necessários  para prevenir ou minimizar danos causados pelo fogo, como extintores, hidrantes, mangueiras de incêndio, porta corta fogo, placas de sinalização, sprinklers, detector de fumaça, alarmes de emergência, luzes de emergência, entre outros.

Para a elaboração desses projetos, o profissional precisa fazer uma análise do local e identificar os riscos apresentados pelo edifício, bem assim o tipo e as suas dimensões para dimensionar quais medidas e equipamentos serão necessários para a implementação do sistema de segurança contra incêndio. 

Estes projetos também precisam atender todos os requisitos exigidos pelo Corpo de Bombeiros e a legislação vigente a fim de ser aprovado pela corporação dos bombeiros. Portanto, o projeto é uma obrigatoriedade para todas as edificações, garantindo assim as condições mínimas de segurança contra incêndio.

Com este documento pronto, assegurando que a edificação está em conformidade com as leis vigentes e comprovadas através da vistoria técnica realizada pelo Corpo de Bombeiros, a corporação emitirá o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) ou o Alvará de Prevenção contra Incêndio e Pânico conforme o local da edificação.

O Projeto de Prevenção e Segurança Contra Incêndio (PPCI) estabelece quais medidas de prevenção e controle de incêndio devem ser aplicadas no local. Conte com uma empresa especializada na área de engenharia de segurança do trabalho para desenvolver um projeto adequado para garantir a devida proteção à vida e ao patrimônio.

Postagem criada em: 17/10/2023 - 09:20


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.