Dióxido de carbono como Agente Extintor

Sistema de combate a incêndio Co2 é um tipo de extintor que utiliza dióxido de carbono (CO2) para extinguir incêndios. O dióxido de carbono é uma substância inodora, insípida e invisível que remove o oxigênio do ambiente, interrompendo assim o processo de combustão, impedindo que o fogo se espalhe por todo o ambiente, tornando incontrolável. 

Estes sistemas são projetados para uso em áreas sensíveis à água, tais como salas de servidores ou áreas onde existam equipamentos eletrônicos importantes ou produtos perecíveis. Este tipo de sistema tem uma vantagem sobre outros extintores de incêndio, pois não deixa resíduos e não causa danos aos equipamentos depois que o incêndio estiver controlado.

Esse sistema é uma tecnologia de combate a incêndios muito eficiente para uso em ambientes fechados. É composto de equipamentos que liberam dióxido de carbono em câmaras de descarga, criando uma atmosfera com alto nível de inércia e baixa umidade relativa, a qual é ideal para suprimir incêndios em seu estágio inicial. 

O dióxido de carbono é usado por se tratar de um gás inodoro, insípido e não inflamável, além de ser extremamente eficaz no combate a incêndios. O sistema que utiliza CO2 para combater incêndios é projetado para extinguir fogos em ambientes nos quais o uso de água não seria recomendado. 

Esse sistema consiste em um conjunto de cilindros em que há o gás (Co2) dentro, são conectados a tubulações e válvulas e ficam posicionados em locais que necessitam de proteção. O funcionamento é extremamente simples: quando um dispositivo detectar um incêndio em um determinado local, ele dispara um sinal para o sistema de controle, que abre as válvulas na tubulação de CO2, liberando assim o gás nos locais específicos.

Esses sistemas são ideais para locais onde há altos riscos de incêndio e é importante para garantir a segurança das pessoas, da propriedade e dos bens. Eles são normalmente utilizados em empresas, usinas e plantas industriais, onde há possibilidade de combustão de diversos produtos químicos, bem como em grandes edifícios comerciais, escritórios, etc.

Postagem criada em: 10/10/2023 - 16:58


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.