Norma regulamentadora sobre espessura de objetos

A fabricação de objetos, aparelhos e equipamentos, quaisquer que sejam eles, devem ter um padrão de espessura para que possam ser considerados aptos para venda e uso, para os equipamentos e itens presentes no setor industrial não é diferente.

As máquinas, equipamentos e ferramentas industriais também precisam seguir especificações para que possam ser utilizadas com segurança em fábricas, e por causa disso elas devem ser submetidas a diversos testes e avaliações para saber se possuem a espessura certa para isso.

Existem normas regulamentadoras que são as responsáveis por manter um padrão estabelecido para isso. No caso dos equipamentos industriais como vasos de pressão, compressores e caldeiras, a norma regulamentadora responsável por esse padrão é a NR-13.

A medição de espessura NR-13 é feita para que o objeto avaliado possua todas as especificações obrigatórias contidas nela, e assim ser um equipamento mais durável, forte e resistente. Para equipamentos que apresentarem falhas e descontinuidades de acordo com testes não destrutivos desenvolvidos, o ideal é a manutenção corretiva para que esses erros sejam corrigidos, e após isso serem verificados novamente para saber se possuem a espessura correta e se todos os problemas apresentados foram solucionados.

Existem diversas formas de avaliar a espessura e ver se ela segue a norma regulamentadora NR-13, essa inspeção e medição são feitas por métodos não destrutivos, como:

  • Ultrassom A-scan;

  • Ultrassom B-scan;

  • Ultrassom C-scan;

  • Ultrassom tipo phased array;

  • Partículas magnetizadas.

Todos esses métodos citados acima são métodos aprovados para atestar a qualidade e medir a espessura de equipamentos de acordo com as normas impostas pela norma regulamentadora NR-13.

Postagem criada em: 13/05/2022 - 20:48


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.