Como ter uma iluminação adequada

O laudo de iluminação é um documento que consiste em verificar as condições de iluminação de um determinado local, especialmente em ambiente de trabalho, e certificar se está de acordo com a legislação vigente, ou seja, se a iluminação atende aos padrões permitidos da incidência de luz nos olhos humanos, garantindo assim o conforto visual dos colaboradores de um empreendimento. Os olhos humanos tem um método natural de adaptação a luz ambiente, de forma que as pupilas dilatam quando a incidência de luz é fraca ou contraem quando há muita luz, mas a exposição de pouca intensidade ou excesso de luminosidade por um longo período de tempo pode causar desconforto visual e problemas oftalmológicos em uma pessoa, como é o caso de trabalhadores.

Por esse motivo, é essencial obter um laudo da luz existente em um empreendimento, a fim de verificar e manter o equilíbrio da quantidade de luz em um ambiente na medida certa, regulamentar as deficiências encontradas e assim garantir a saúde oftalmológica e conforto visual de todos os colaboradores no decorrer de suas funções diárias.

Uma iluminação incorreta, seja por excesso ou pouca luz, pode causar inúmeros problemas de saúde, principalmente a trabalhadores que ficam expostos a uma determinada luminosidade por um longo período de tempo, que podem ser: cansaço e irritação dos olhos, distúrbios do sono e emocionais, apatia, problemas de pele, entre outros problemas.

Portanto, é indispensável obter o laudo para estabelecer a quantidade de iluminação correta em um ambiente, e este laudo precisa estar em conformidade com as normas e leis estabelecidas, tais como a NBR 5461, a NBR ISO/CIE 8995 e a NR 17, pois estas garantirão os padrões seguros da iluminação. Este laudo deve ser emitido por profissionais capacitados e habilitados de empresas certificadas a realizar este tipo de serviço, de forma a oferecer um atendimento personalizado a seus clientes.

Postagem criada em: 19/10/2022 - 11:54


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.