Remoção de Ferro da Água

Um filtro de água para retirada de ferro consiste em um dispositivo especialmente projetado para remover o ferro presente na água quando em excesso. Esse filtro é usado para reduzir os níveis de ferro, eliminando a cor amarela da água que é causada pela presença deste elemento, o que pode alterar as características da água, além de causar manchas nas peças sanitárias e roupas, e também diminuir a eficiência dos filtros. 

O filtro normalmente possui uma câmara e mídia filtrante, onde o ferro é fixado por meio de ligas químicas. O processo pode ser feito com o uso de atomização e/ou resinas catiônicas.

O ferro é um dos maiores problemas na água potável e pode causar problemas de saúde, mancha de roupa e má qualidade da água. E o uso desses filtros para a remoção desse elemento é uma excelente solução.

Esses filtros normalmente são instalados no ponto de utilização, como a torneira da cozinha. O processo de filtração remove os íons de ferro da água e cria água pura e pronta para consumo. 

Os filtros destinados para a remoção do ferro presente na água usam diversos mecanismos de filtração, como carvão ativado, resina de troca iônica, filtro de osmose reversa e outras tecnologias. Estes filtros podem ser combinados para obter melhores resultados.

Alguns sistemas de retirada de ferro também usam aditivos químicos, como ácido clorídrico ou sulfato de ferro, para prevenir a formação de incrustações nos tubos. Estes aditivos também ajudam na remoção de ferro livre e complexado do sistema de água.

Como os filtros de água para retirada de ferro são instalados na linha de alimentação de água, é importante que eles sejam mantidos regularmente para garantir sua eficácia. 

O sistema de filtração deve ser limpo ou trocado periodicamente para garantir que está funcionando corretamente. Deve-se também considerar outros fatores, como qualidade da água, temperatura, pressão e pH para determinar o melhor sistema de filtração.

Postagem criada em: 21/08/2023 - 16:28


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.