Inspeção e testes em equipamentos industriais

No setor profissional de inspeção de equipamentos, existe uma grande variação de testes que podem ser aplicados aos equipamentos de fábricas, indústrias e todos os outros setores, afinal todos os produtos, aparelhos e equipamentos precisam ser testados para que seja comprovado seu bom funcionamento e demonstrar que desempenham sua função da maneira esperada.

Essas inspeções e testes são necessários para conseguir avaliar se o item está em bom estado para ser utilizado, além disso também existem as inspeções que são feitas regularmente para verificar como o equipamento está se comportando ao desenvolver sua função.

Ensaios com métodos não destrutivos

Nas indústrias é comum fazer ensaios com os equipamentos antes, durante e depois de serem instalados, assim é mais seguro avaliar se ele está funcionando e bem instalado no local desejado. Dentre os testes realizados existem os ensaios não destrutivos, esses são testes que não forçam o funcionamento do equipamento, e podem ser feitos mesmo com eles em funcionamento, pois isso não interfere já que estão avaliando sua estrutura e como ela se comporta enquanto ele está em seu funcionamento.

Os métodos de testes não destrutivos mais utilizados são: 

  • Radiografia — é feita a absorção diferenciada de radiação pela peça que está sendo analisada, é importante que tenha uma certa distância de segurança para a realização desse teste.

  • Ultrassom — um ensaio eletrônico que através dos reflexos sonoros consegue avaliar o objeto e infiltrar através dele, conseguindo encontrar descontinuidades na estrutura do objeto, prevendo falhas futuras que poderão ser consertadas com antecedência.

Em resumo, os ensaios do tipo não destrutivo são mais eficientes e mais precisos, além de serem mais econômicos, de maneira geral, já que não interrompem a operação do equipamento e ainda consegue encontrar possíveis falhas futuras para que a manutenção seja feita antes de gerar maiores problemas.

Postagem criada em: 10/05/2022 - 20:55


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.