Solução Eficiente na Desmineralização da Água

Resina catiônica é um composto muito utilizado no tratamento de água e outras soluções e possui a função de remover metais, como o ferro, manganês, cálcio, magnésio, entre outros metais, os quais são comuns estar presente na água, em mananciais subterrâneos e superficiais.

Para alcançar uma melhor qualidade da água a fim de ser utilizada em diversas aplicações industriais ou mesmo para o uso doméstico e comercial, ela deve ser tratada de forma adequada e o uso do composto cátion é uma das melhores soluções a ser empregada, por sua eficiência na remoção dessas substâncias nocivas.

Essa resina é amplamente utilizada para a desmineralização da água, possuindo quatro tipos diferentes, os quais variam de acordo com as suas características. Há a que é fortemente ácida, classificada como ID-C10, assim como a de classificação ID-C10U, possui uma estrutura à base de poliestireno e divinilbenzeno do tipo gel, grupo funcional tido como ácido sulfônico e ciclo operacional Na+, caracterizando-se como partículas esféricas uniformes. 

Ambas as classificações do composto cátion divergem somente em relação ao tamanho das esferas, apesar disso, as duas classificações são eficientes no processo de desmineralização da água com o objetivo de ser purificada.

Há ainda a classificação fortemente ácida do tipo ID-C15 e ID-C16, as duas estruturadas à base de poliestireno e DVB, sendo macroporosas e do grupo funcional ácido sulfônico. Quanto à sua capacidade total, elas se diferem, o que implica em seu coeficiente de uniformidade, seu peso e sua temperatura limite, porém, com a mesma densidade relativa, de 1,25 a 1,28, e umidade retida, 45% a 50% na forma Na+.

O uso do cátion possui uma grande importância no tratamento de água porque ajuda a remover diversos contaminantes, como cátions metálicos, amônia, cloreto, sódio e sais. A sua capacidade de troca iônica permite que ela funcione como uma esponja para absorver cátions na água, reduzindo assim os níveis de contaminantes na água. 

Além disso, esse tipo de resina pode ser utilizada para aumentar o seu pH e a sua dureza, o que ajuda na melhora da qualidade da água. Estes benefícios tornam a resina catiônica uma parte essencial do tratamento de água para garantir que a água seja livre de contaminantes e que atenda aos padrões de qualidade estabelecidos pela lei.

Todos os tipos dessa resina constituem em meios filtrantes altamente funcionais. Para adquirir esses meios filtrantes de forma segura, é fundamental contar com o auxílio de uma empresa especializada a fim de ter a melhor orientação na escolha do tipo de tratamento de água e qual meio filtrante que atenda a necessidade do seu projeto.

Postagem criada em: 12/09/2023 - 11:37


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.