Segurança Interna de Equipamentos Industriais

Ultrassom A/B Scan é uma técnica de inspeção industrial usada para detectar problemas estruturais e de materiais dentro de equipamentos. Esta técnica envolve a transmissão de ondas sonoras (ultra-sônicas) através da superfície do componente ou material que está sendo inspecionado e medir a intensidade da onda retornada. 

Ondas ultra-sônicas são usadas para localizar e identificar defeitos em itens estruturais, como trincas, buracos, porosidade, poros internos, lascas, falhas de solda, corrosão, etc. Estas informações são então interpretadas e usadas para determinar se um item satisfaz ou não os padrões de qualidade especificados.

Esse tipo de ultrassom é uma tecnologia de diagnóstico por imagem usada para inspeções de equipamentos industriais, por exemplo. Ele envolve o uso de ondas ultra-sônicas para medir e detectar falhas mecânicas com precisão.

Ele pode identificar defeitos de material em tubulações, soldaduras, rolamentos, vedações, mancais, engrenagens, etc. Ele também é usado para encontrar vazamentos de pressão, verificar a espessura das paredes de tubulações e tubos, detectar trincas e outros defeitos mecânicos.

Ao contrário de outras tecnologias de diagnóstico não destrutivas, como radiografia ou líquido penetrante, essa técnica com ultrassom é rápida, segura e deve ser feita por profissionais especializados. Além disso, é possível obter resultados precisos em questão de minutos.

A técnica envolve o uso de um transdutor especial que transmite e recebe sinais de ultrassom em frequências variáveis. O transdutor é conectado a um dispositivo que gera imagens bidimensionais e tridimensionais da estrutura sob análise.

Os profissionais que realizam o ultrassom normalmente são treinados para interpretar as imagens geradas pelo equipamento e detectar problemas mecânicos precoces que podem levar à necessidade de reparos.

Com o uso dessa tecnologia, os profissionais da indústria podem evitar problemas de segurança, evitar interrupções de produção e manter os custos operacionais baixos.

Postagem criada em: 26/07/2023 - 16:42


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.