Equipamento utilizado para fator potência

banco de capacitores para transformadores nada mais é que uma interconexão de vários capacitores, em série ou paralelo, com base nos requisitos de projeto e geralmente são aplicados na correção do fator de potência ou na compensação de energia reativa.

Além da potência ativa, temos em um sistema elétrico, a potência reativa que é originada principalmente da carga indutiva conectada ao sistema (Circuitos eletromagnéticos de motores elétricos, transformadores elétricos, indutância de redes de transmissão e distribuição, fornos de indução, iluminação fluorescente etc).

A instalação do banco de capacitor deve ser realizada por uma empresa técnica especializada. É um investimento, pois a economia gerada na conta de energia elétrica ira pagar o equipamento em pouco tempo, em muitos casos em poucos meses.

Para realizar a correção do fator potência é feita a instalação de banco de capacitores, podendo ser do tipo fixos, semi-automáticos ou automáticos, instalados normalmente nos barramentos dos quadros gerais.

Exemplos de aplicação:

  • Transformadores;
  • Motores elétricos;
  • Sistemas de iluminação com lâmpadas, entre outros.

Sabemos que o capacitor armazena energia através de seu campo elétrico e que esta energia armazenada não é mantida indefinidamente, pois o dielétrico presente entre as placas capacitivas permite uma certa quantidade de fuga de corrente elétrica que resulta na dissipação gradual da energia armazenada.

Diante de todos esses fatores, a recomendação é que se pesquise por empresas especializadas para fornecer todo o suporte necessário, bem como tirar todas as suas dúvidas, com toda presteza e atenção. Além disso, verifique o custo benefício, pois, nem sempre pagar mais caro é sinônimo de qualidade.

Postagem criada em: 26/10/2021 - 17:08


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.