Faça a instalação de um banco de capacitores

Na correção do fator potência maioria das cargas das unidades consumidoras consome energia reativa indutiva, tais como: motores, transformadores, reatores para lâmpadas de descarga, fornos de indução, entre outros. As cargas indutivas necessitam de campo eletromagnético para seu funcionamento, por isso sua operação requer dois tipos de potência:

  •       Potência ativa: potência que efetivamente realiza trabalho gerando calor, luz, movimento, etc. 
    É medida em kW. 
  •       Potência Reativa: potência usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas. É medida em kvar. 

Embora os capacitores elevem os níveis de tensão, a melhoria da tensão deve ser considerada como um benefício adicional dos capacitores. A tensão em qualquer ponto de um circuito elétrico é igual a da fonte geradora menos a queda de tensão até aquele ponto. Assim, se a tensão da fonte geradora e as diversas quedas de tensão forem conhecidas, a tensão em qualquer ponto pode ser facilmente determinada. Como a tensão na fonte é conhecida, o problema consiste apenas na determinação das quedas de tensão.

Lembrando que, a correção por si só já libera capacidade para instalação de novos equipamentos, sem a necessidade de investimentos em transformador ou substituição de condutores para esse fim específico.

Diante de todos esses fatores, a indicação é que se pesquise por empresas especializadas no assunto para fornecer a solução completa a sua necessidade, de forma completa e eficiente.  E ainda, analise o custo benefício, pois, nem sempre pagar muito mais caro é sinônimo de qualidade garantida. Consulte um profissional qualificado para tal processo.

Postagem criada em: 18/10/2021 - 19:43


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.