Auditoria predial é um procedimento de extrema necessidade que consiste em investigar minuciosamente as condições estruturais de um estabelecimento e o funcionamento dos elementos existentes, que pode ser residencial, comercial ou público. Essa auditoria tem por objetivo garantir a conservação de um empreendimento e a segurança  de colaboradores de uma empresa, moradores ou usuários de um estabelecimento. 

Para executar uma inspeção predial de forma adequada, o profissional precisa seguir as etapas corretas, Normas vigentes e fazer um levantamento de laudo técnico que seja válido perante às exigências e propor soluções adequadas ao empreendimento. Elementos estruturais e de segurança, fatores de acessibilidade e de habitação são alvos da investigação do edifício que será auditado. Dentro de cada um desses elementos há vários itens a ser analisados, como conservação de colunas e pilares, calhas, telhados, impermeabilização de lajes e terraços, instalações elétricas e hidráulicas, entre outros no que diz respeito aos elementos estruturais. O elementos de segurança abrange extintores e hidrantes, câmeras de segurança, alarmes, para-raios e detecção de fumaça. Enquanto no sistema habitacional investiga-se botijões de gás, ar-condicionado, aquecedores, elevadores, entre outros. Já quanto aos fatores de acessibilidade verifica-se elevadores, escadas, rampas, corrimão, etc. 

A importância de se realizar uma auditoria em edificações implica em evitar problemas, que podem ser pequenos incômodos do dia a dia até grandes desastres, como um desabamento ou um incêndio que podem provocar mortes, ou seja, previne acidentes e garante proteção à vida e ao empreendimento. Além de desabamentos, falhas no sistema mecânico e elétrico, rachaduras e infiltrações são problemas comuns por realizar vistorias mal sucedidas ou a falta delas. Portanto esse tipo de inspeção em prédios é de suma importância para realizar manutenções preventivas e deve ser realizada periodicamente. 

Postagem criada em: 10/10/2022 - 11:16


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.