Análise da temperatura de equipamentos elétricos

A energia elétrica está presente em todo lugar, principalmente nas empresas e indústrias, pois ela é a principal fonte de alimentação dos equipamentos e maquinários em suas operações fabris, logo estes equipamentos e maquinários precisam de monitoramento para avaliar o bom funcionamento e garantir que suas funções sejam exercidas de maneira eficiente sem serem danificados ou causar riscos aos colaboradores e ambientes.

A melhor solução para se verificar a eficiência de cada equipamento é realizar a medição termográfica, a qual, através de sensores infravermelho, consegue medir a temperatura de cada componente ou equipamento, mediante uma comparação entre os resultados apresentados e o valor padrão. Essa medição é realizada através de um aparelho específico, chamado termovisor, que precisa estar calibrado e certificado e operado por um profissional capacitado.

Este procedimento tem por objetivo verificar a presença de alteração de temperatura de cada aparelho, bem assim as condições operacionais de cada um deles, e caso identifique alguma falha ou problema em seu desempenho é indicado realizar manutenções corretivas. Também é importante fazer essa medição periodicamente, a fim de realizar manutenções preventivas, ou seja, antes que apareça algum problema, gerando assim redução de custos.

Muitos problemas podem ocorrer com aparelhos eletroeletrônicos por conta de uma má eficiência energética, dentre eles pode-se citar a sobrecarga de circuitos, mau contato de alguma fiação, oxidação dos componentes, desgaste de peças, entre outros. A falta de medição da temperatura dos componentes e bem assim as suas manutenções adequadas podem gerar altos prejuízos para uma empresa, por exemplo.

Para atender as necessidades de empresas em realizar as medições da temperatura de seus equipamentos, empresas especializadas estão disponíveis com os melhores profissionais e equipamentos devidamente calibrados e certificados.

Postagem criada em: 26/10/2022 - 10:35


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.