Inspeção em tubulações e caldeiras

A inspeção NR13 compete em fazer testes e inspeções para viabilizar, adequar e documentar vasos de pressão, tubulações, caldeiras e trocadores de calor e tem por objetivo manter suas condições e operações de forma seguras, sendo uma exigência do Ministério do Trabalho para a segurança dos colaboradores de um empreendimento. A inspeção exigida pela NR-13 visa assegurar a integridade de todos os equipamentos mencionados acima, abrangendo adequações ao projeto, instalação, operação e manutenção, para que os trabalhadores tenham um ambiente seguro. 

Quanto a periodicidade desta inspeção, vai depender do tipo da edificação, sendo necessária realizar de ano em ano em edificações que armazenam componentes altamente inflamáveis, e a cada três anos para as demais edificações. A falta de inspeção estabelecida pela NR-13 pode causar acidentes em grandes proporções, podendo ocorrer em uma explosão.

Esse tipo de inspeção só pode ser realizada por um profissional qualificado, ou seja, por um engenheiro mecânico, o qual, mediante a avaliação minuciosa de todo o sistema, vai emitir um relatório técnico contendo todas as informações das condições gerais de conservação do equipamento e sua operação e com todas as recomendações para realizar as manutenções necessárias, caso identifique falhas e problemas operacionais, sejam elas preventivas ou corretivas. Neste relatório deve conter também um registro fotográfico informando toda a ação realizada.

Ao solicitar os serviços de inspeções que englobam a NR-13, é imprescindível  contratar uma empresa especializada e confiável, com profissionais habilitados e credenciados e que trabalhem com equipamentos de última geração, calibrados e certificados, no intuito de gerar em seus clientes confiabilidade e segurança. 

Postagem criada em: 18/10/2022 - 11:16


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.