Como fazer a manutenção em capacitores?

De forma sucinta, um banco de capacitores é um painel elétrico que atua na correção do fator potência. É um dos componentes mais importantes de qualquer instalação elétrica. Além disso, consiste em um conjunto de componentes montados em um painel que trabalha recebendo e distribuindo a eletricidade de forma seletiva para as demais dependências do sistema elétrico fabril em questão.

Pois bem, a manutenção em banco de capacitores tem a finalidade de evitar transtornos e multas na fatura de energia elétrica. Dessa forma, se o sistema consome muita energia reativa, há um excesso que será pago a mais e gera o baixo fator de potência. Esse baixo fator de potência acarreta em fortes desperdícios de energia elétrica, assim, sua fatura de energia elétrica aumenta muito e você ainda pode estar passível a ser multado por tamanho desperdício. Por isso, o segredo é investir em um banco de capacitores e para quem já possui esse painel elétrico, realizar periodicamente a manutenção.

Lembrando que para o caso de empresas e indústrias que possui diversos circuitos em seu sistema elétrico com uma carga indutiva elevada e com um baixo fator de potência, o banco de capacitores é instalado paralelo aos painéis elétricos alimentadores de cada circuito.

Diante de todos esses fatores, a indicação é que se pesquise por empresas especializadas no assunto para não somente atender a sua necessidade, mas também, superar todas as suas expectativas apresentando soluções completas e eficientes. Por fim, verifique o custo benefício, pois, nem sempre pagar mais caro é sinônimo de qualidade.

Postagem criada em: 26/10/2021 - 17:56


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.