Como Manter a Transparência da Água

O tratamento para remoção da cor da água é um processo que envolve o uso de dispositivos químicos, físicos e biológicos para a remoção dos pigmentos das águas com a finalidade de torná-las apropriadas para o consumo humano.

São vários os fatores que contribuem para que a água mude de cor, como a turbidez, a qual quando há níveis altos de sólidos suspensos apresenta alteração na transparência da água ou até mesmo alterar a cor. 

A presença de contaminantes na água também pode apresentar mudança de cor, o ferro, por exemplo, pode deixar a água com uma coloração avermelhada ou  marrom. Se a água estiver verde, é uma evidência de algas. 

Esse tratamento para remover a coloração da água, seja de poço artesiano, reservatórios industriais, piscinas, lagos ou represas, deve seguir diversas etapas e utilizar produtos químicos específicos para que o procedimento seja bem-sucedido, além da obrigatoriedade de seguir as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

A remoção da cor da água pode ser conseguida por meio de diversos processos, sendo o mais comum o tratamento com carvão ativado, o qual permite a remoção de partículas e contaminantes orgânicos na água que, além de alterar a cor, apresenta odores e sabores ruins, sendo prejudicial a saúde humana. 

Outro método bastante eficiente para a remoção da cor da água é o sistema de nanofiltração, um processo bem semelhante ao da osmose reversa, ou seja, o seu processo acontece por meio de filtragem por membrana. Embora seu nível de filtragem seja menos eficiente que o da osmose reversa, ele consegue remover os contaminantes que provocam a coloração da água, além de ter dupla função: filtração e suavização, ou seja, ao mesmo tempo que filtra a água, esta é suavizada.

Porém, este tipo de tratamento deve ser realizado por empresas especializadas, pois elas possuem as ferramentas e produtos adequados, além de atender às exigências da Vigilância Sanitária, utilizando técnicas seguras e confiáveis.

Postagem criada em: 23/08/2023 - 11:33


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.