Detecção de Descontinuidades em Materiais

O ensaio não destrutivo líquido penetrante é uma técnica de inspeção de materiais usada para detectar defeitos ou descontinuidades superficiais na superfície de metais. Esta técnica envolve a aplicação de um líquido penetrante à superfície da peça que vai ser inspecionada. 

Após a aplicação do produto, um indicador visual é usado para revelar possíveis descontinuidades. A apresentação das descontinuidades pode ser em forma de manchas, linhas e/ou outros padrões. Esta técnica é geralmente usada em componentes mecânicos para verificar a qualidade da soldagem, identificar fissuras, trincas ou outras descontinuidades superficiais. É uma técnica não destrutiva, pois não faz dano à parte a ser inspecionada.

O ensaio com o uso de líquido penetrante utiliza uma substância líquida, que é aplicada à superfície do material. Esta substância é conhecida como líquido penetrante e tem habilidade de penetrar através de defeitos, fissuras ou outras imperfeições na superfície do material. Uma vez aplicado, o líquido é removido para revelar as falhas ocultas.

O líquido penetrante pode ser aplicado de duas maneiras. Primeiro, pode ser aplicado diretamente à superfície do material, ou pode ser aplicado sob pressão, em conjunto com um líquido limpo. A segunda opção é conhecida como "lavagem de líquido penetrante" e funciona introduzindo o líquido penetrante sob pressão na área a ser testada, para que o líquido possa penetrar profundamente nos defeitos da superfície.

Após a aplicação do líquido, uma série de técnicas são usadas para remover o líquido e visualizar quaisquer defeitos que possam estar presentes. Estas técnicas incluem métodos mecânicos, magnéticos, luminosos, ultravioletas e químicos.

O ensaio industrial com a aplicação de líquido penetrante é usado para detectar defeitos internos e externos, bem como encontrar possíveis defeitos de soldagem. É particularmente útil na inspeção de materiais com grandes espessuras, ou materiais muito difíceis de examinar.

Postagem criada em: 15/08/2023 - 16:36


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.