Solução Corrosiva para Processos Industriais

Afinal, já ouviu falar sobre uma solução chamada água régia? Sabe para que serve e qua a real importância de sua utilização nos processos industriais? Se ainda não, saiba que vamos te ajudar a entender mais sobre este assunto ao longo deste artigo, destacando os pontos primordiais sobre. Atente-se às informações a seguir:

Esta água é muito utilizada em processos industriais e laboratoriais, para análise química e determinação de seus teores. A mistura de ácido clorídrico (HCl) e ácido nítrico (HNO3) concentrado numa proporção de 3:1 resulta em um líquido altamente corrosivo de coloração amarela resulta nesta solução.

Mas para que exatamente ela é usada? Vamos descobrir:

Para entendermos melhor, a definição, vem do latim “real da água” e é altamente corrosivo, sendo um dos poucos reagentes que dissolve ouro e platina. Geralmente é usada em específicos procedimentos analíticos, condicionamento e em alguns laboratórios para limpar artigos de vidro de compostos orgânicos e partículas de metal.

Um ponto que deve ser destacado é que essa solução perde rapidamente a sua eficácia, por isso, seus componentes devem ser misturados imediatamente antes da utilização.  De modo a ser eliminada, este produto deve ser neutralizado. um agente, tais como apropriado de bicarbonato de sódio antes de colocá-la para baixo a pia.

Algumas curiosidades sobre este assunto:

  • Nenhum dos ácidos que constituem esse processopode atacar o ouro isoladamente, cada ácido executa uma missão diferente; 
  • O ácido nítrico é um potente oxidante, que poderá dissolver uma quantidade minúscula formando íons de ouro; 
    O ácido clorídrico proporciona íons cloretos, que separam esse metal. 

Postagem criada em: 02/02/2022 - 15:45


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.