Condução de Calor em Indústrias

Afinal, você já ouviu falar sobre um processo chamado condução de fluídosSabe para que serve e qual a importância que o mesmo apresenta para todo o sistema industrial? Se ainda tem dúvidas sobre o assunto, não se preocupe, pois vamos te ajudar a entender melhor sobre esta questão ao longo deste artigo, destacando as principais características e vantagens sobre este assunto. Atente-se às informações a seguir:

De forma simples e geral, quando falamos sobre este tipo de sistema, estamos falando de nada mais, nada menos do que um processo de propagação de calor que está em constante movimentação. Por exemplo: coloca-se uma das extremidades de uma barra metálica na chama de fogo. Após alguns instantes, percebe-se que a outra extremidade também esquenta, mesmo estando fora da chama de fogo. Esse fato ocorre porque as partículas que formam o material receberam energia e, dessa forma, passaram a se agitar com maior intensidade.

Agora, daremos mais detalhes sobre esta condução. Entenda:

Falando de forma sucinta, esta condução ocorre pelo contato direto entre moléculas, que, ao colidirem, transferem energia cinética para suas moléculas vizinhas. Nesse tipo de transferência de calor, não há transporte de matéria.

Vale ressaltar que este processo é maior nos sólidos, porque a rede espacial de relações relativamente fixas entre os átomos contribui para a transferência de energia entre eles por vibração. Ao analisar todas essas características, chegamos a conclusão de que é um processo bem delicado e requer especialistas no assunto para poder entregar resultados de alto padrão de qualidade.

Postagem criada em: 01/02/2022 - 15:22


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.