Sistema de Filtração de Águas Subterrâneas

Um filtro para poço artesiano é um dispositivo projetado para coletar e remover partículas e contaminantes presentes na água antes que ela chegue a uma casa ou estabelecimento. Esses filtros, além de remover as impurezas sólidas, ele também remove o ferro e manganês, fazendo com que reduza a turbidez e a coloração da água, melhorando sua qualidade.

Esse  tipo de filtro é um componente importante de um sistema de abastecimento de água, a fim de tratar a água e adequar a sua potabilidade. Usado para filtrar impurezas sólidas, ferro, manganês e metais pesados, permitindo que a água seja usada para fins domésticos e industriais. 

Tipicamente, o filtro é instalado entre o poço e a bomba de água, eles também podem ser instalados à saída do poço, antes do encanamento de distribuição.

Este equipamento normalmente consiste em uma série de camadas de materiais filtrantes como areia, carvão ativado, zeólita e outros materiais filtrantes. Eles são projetados para remover impurezas e partículas sólidas, como barro e limo, bem como contaminantes, como o ferro e o manganês, elementos químicos muito comuns presentes nos mananciais subterrâneos. 

A manutenção regular desse tipo de filtro é essencial para garantir a qualidade da água. Os filtros devem ser esvaziados periodicamente para remover partículas de sujeira e outras impurezas. O material filtrante também deve ser substituído regularmente por materiais novos e limpos. Isso evita que o filtro fique entupido e reduz as chances de mau funcionamento da bomba de água.

Mas há também filtros para ser instalados nos poços artesianos que não necessitam de manutenção por realizarem o processo de retrolavagem, o que os fazem ser autolimpante, mas sendo necessário realizar a inspeção de acordo com as normas do fabricante.

Postagem criada em: 05/09/2023 - 10:36


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.