Inspeção para equipamentos industriais

No setor industrial é comum que os equipamentos precisem ser testados e verificados diversas vezes antes, durante e depois de serem instalados, pois são itens de uso contínuo e costumam operar por muitas horas seguidas, então seu bom funcionamento é imprescindível para que a produção continue acontecendo.

Há diversos tipos de inspeções para serem realizadas em uma indústria, podem ser feitas inspeções para equipamentos, peças, produtos, estruturas, montagens, eletricidade, entre diversas outras. Mas hoje vamos falar sobre a inspeção para verificar a solda de equipamentos, parece estranho que exista um tipo de inspeção assim? Mas é uma avaliação extremamente necessária, pois através dela é possível descobrir se o equipamento pode ser utilizado e se está em boas condições para continuar sendo utilizado.

Tipos de inspeções de solda

Como dito antes, há muitos tipos de testes que podem ser feitos, mas para avaliar as condições de estruturas de equipamentos e aparelhos é mais comum utilizar os modelos não destrutivos, ou seja, aqueles que não interferem diretamente no item a ser inspecionado, e para isso pode ser utilizada a inspeção phased array, radiografia ou outros métodos de ultrassom.

Os métodos não destrutivos são preferíveis pois não interferem no item, além de não precisar interromper o trabalho do equipamento que será avaliado, o que não causa atrasos nem prejuízos à produção no qual está inserido. Dentre os métodos anteriormente citados os mais preferíveis são phased array e ultrassom, pois são tipos mais precisos de verificar o estado das estruturas de solda sabendo exatamente o local que pode estar prejudicado, causado por falhas, desgaste ou descontinuidade de solda nos equipamentos.

Com a inspeção não destrutiva é muito mais fácil achar problemas nos equipamentos que podem passar despercebidos pelo olhar humano, por isso é indicado realizar esses tipos de testes em equipamentos com certa regularidade, assim é possível realizar a manutenção corretiva ou a troca do equipamento antes de que grandes problemas aconteçam.

Postagem criada em: 10/05/2022 - 20:53


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.