Inspeção e segurança em equipamentos industriais

Dentro de indústrias são utilizados equipamentos delicados e que devem ser manipulados com cautela, mesmo que eles sejam resistentes e feito se materiais fortes, pois o mau manuseio deles pode ocasionar em acidentes perigosos.

Além de cautela no manuseio, alguns deles possuem métodos de segurança que devem ser cumpridos à risca, esse métodos podem ser como operar o equipamento ou itens de segurança que ele deve conter para a segurança do funcionamento dele e para a segurança de todos que trabalham no local, afinal ambientes industriais possuem muitas substâncias e equipamentos que podem causar explosões.

Segurança em equipamentos como caldeira e vasos de pressão

Dentre os equipamentos que precisam ter equipamentos de segurança instalados, temos vasos de pressão e caldeiras, esses aparelhos são essenciais para o setor industrial e de diversas fábricas, pois eles armazenam substâncias como líquidos e gases, e as caldeiras são responsáveis por alimentar maquinários e sistemas de energia ou de ventilação, por isso ambos devem sempre estar em perfeitas condições.

De acordo com a NR-13, esses equipamentos devem ter uma válvula de segurança, para que ao atingirem certo nível de pressão, ou de temperatura, a válvula consiga fazer a dispensa do excesso, evitando que o aparelho abra fissuras ou exploda por ultrapassar o limite máximo de segurança dele.

As caldeiras e vasos de pressão precisam passar por inspeção de válvulas de segurança regularmente, para que estejam sempre funcionando para garantir que o equipamento permaneça funcionando dentro do seu melhor desempenho, e para assegurar que a equipe no local esteja segura, além de não atrasar ou danificar nenhuma parte da produção em andamento.

Postagem criada em: 12/05/2022 - 20:57


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.