Materiais de Segurança para Veículos de Transporte

Um kit emergência para caminhões norma NBR, é um conjunto de materiais e equipamentos de proteção individual (EPI) que devem ser montados em cada veículo para situações de emergência. Ele contém itens como extintores de incêndio, sinalizadores, ferramentas básicas, luvas de proteção, macacos, cabos, lonas resistentes, entre outros objetos. 

Além disso, de acordo com a NBR 9735 para kit de emergência (MOPP), o kit deve incluir roupas de proteção individual, luvas, botas de segurança, máscara de gás, óculos de segurança, além de outros itens específicos recomendados pela norma.

Este kit emergencial é projetado para permitir que o motorista possa solucionar problemas mecânicos e outros que possam ocorrer durante o transporte, garantindo a sua segurança e a do caminhão.

Além dos itens listados acima, a NBR 9735 também especifica que o kit de emergência para veículos de transporte deve conter instruções sobre como usar os equipamentos e materiais incluídos. Também é necessário que os fabricantes ofereçam suporte técnico para garantir que o kit seja adequadamente utilizado.

Ela também estabelece requisitos de qualidade para os itens incluídos no kit de emergência, como as lâmpadas de sinalização e o espelho retrovisor que devem atender aos padrões estabelecidos pela norma. Além disso, os fabricantes devem fornecer o material e equipamentos do kit com garantia de qualidade e segurança, além das certificações de órgãos regulamentadores, como o INMETRO.

Por fim, é importante destacar que o uso e manutenção adequados dos itens inclusos no kit de emergência são essenciais para garantir a segurança do motorista. No entanto, caso surjam dúvidas sobre o uso correto dos equipamentos, é recomendável entrar em contato com o fabricante.

Postagem criada em: 19/12/2023 - 11:32


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.