Controle de qualidade em edificações

Compreende-se por comissionamento de edificações todo o processo de projeções, instalações, testes, operações e manutenções de um edifício para que estejam dentro das expectativas do responsável e diretrizes do projeto, ou seja, é um processo de controle de qualidade em que avalia todo o desempenho operacional de uma obra. De maneira geral, o comissionamento divide-se em três partes: qualificação de projetos, qualificação de instalações e qualificação das operações, cada qual com as suas especificações, além de contar com a análise de um relatório técnico ao final e a transição entre a empresa construtora e o proprietário, o qual será responsável por toda a operação e manutenção do empreendimento.

De forma sucinta, o comissionamento garante a eficiência e o controle de qualidade das instalações de todas as fases da obra.

O comissionamento de obras não é um processo simples, pois ele envolve diferentes profissionais especializados, como construtoras, projetistas, instaladores, gerenciadores e os agentes operacionais, além do envolvimento do proprietário e um planejamento bem elaborado para que o desempenho operacional transcorra de maneira a atingir os objetivos pré determinados pelo projeto e proprietário.

Os benefícios do controle de qualidade exercido por essa comissão implica em  ter maior eficiência no processo, bem como maior eficiência energética, maior eficiência na segurança e conforto da edificação e seus usuários, redução de custos operacionais, maior disponibilidade de ativos, entre outros benefícios. Portanto vale muito a pena investir em um excelente comissionamento de obras, pois irá evitar grandes transtornos e gastos desnecessários e poupar o desgaste físico das pessoas envolvidas.

Ao solicitar os serviços de comissionamento, é importante pesquisar por uma empresa completa, que atenda todos os requisitos exigidos por esse procedimento e, principalmente, que tenha as melhores propostas de soluções viáveis ao projeto. 

Postagem criada em: 10/10/2022 - 15:39


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.