Como Eliminar a Turbidez da Água

A zeólita é um mineral de origem das lavas e cinzas vulcânicas e é amplamente utilizada como um meio filtrante para reduzir a turbidez da água. Quando a água passa por uma camada de zeólita, as partículas são atraídas e retidas dentro das cavidades da zeólita, reduzindo assim a turbidez da água. 

A zeólita também pode ser usada para remover poluentes não solúveis, como metais pesados, ferro e manganês em tratamento de água em poços artesianos, minas, lagos, rios e também, por conta da alta poluição, tem sido utilizada na rede pública de abastecimento de água.

A zeólita para redução de turbidez possui cavidades que atraem partículas sólidas em suspensão na água, o que resulta na remoção destas partículas e consequentemente na redução da turbidez. A grande vantagem deste método é que não é necessário adicionar quaisquer substâncias químicas à água.

A eficiência da zeólita na remoção da turbidez depende do tamanho das partículas sólidas presentes na água, assim como do tamanho das cavidades da zeólita. A zeólita também é capaz de remover metais pesados e outras impurezas da água, contribuindo assim para melhorar a sua qualidade. Além disso, o uso de zeólita em sistemas de tratamento impede a alteração da cor e o mau cheiro da água. 

A zeólita é um mineral que apresenta diferentes granulometrias, permitindo a sua produção em laboratório, o que possibilita a regeneração e pode ser encontrada em diferentes localidades. A zeólita também faz parte de uma categoria de aluminossilicato cristalino, com excelente capacidade de filtragem, deixando a água tratada com maior claridade.

A zeólita possui uma duração de 5 anos em média e a sua aplicação para um sistema de filtragem da água de forma eficaz utiliza uma quantidade de 1,0 kg para cada 1.000 litros, mas é de extremamente importante seguir as orientações do fabricante.

Postagem criada em: 23/08/2023 - 14:58


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.