Importantíssimo para a Aposentadoria Especial

A Aposentadoria Especial é um benefício da Previdência Social que diminui o tempo de contribuição de trabalhadores que realizavam tarefas com um certo grau de periculosidade e insalubridade.

Como é o caso de eletricistas, britadores, bombeiros e muitos outros profissionais, e o tempo de contribuição necessário para a aposentadoria especial pode variar conforme o nível de risco, podendo diminuir para 25 anos de contribuição, 20 e, até mesmo, 15 anos.

Entretanto, para comprovar os anos de atuação nessas situações insalubres e periculosas, é necessário apresentar uma série de documentos e, entre eles, o mais importante é o PPP. O Perfil Profissiográfico Previdenciário, mais conhecido através da sua sigla PPP, é uma espécie de histórico laboral do trabalhador, apresentando informações importantes sobre a sua atuação.

É neste documento que se encontram as informações gerais sobre o estado de saúde do trabalhador, bem como a descrição de todas as atividades com grau de perigo que desenvolveu pela empresa.

Neste documento é descrito todas as atividades exercidas, o tempo que as realizou e a descrição geral delas, contendo também de forma detalhada os agentes de risco a que esteve exposto e as medidas de proteção tomadas.

Este documento é muito importante e a sua elaboração é de responsabilidade do empregador, que por sua vez, precisa de mais diversos outros documentos para a elaboração desse documento.

Em razão disso, para diminuir as burocracias e garantir um documento com alta confiabilidade, um investimento muito bacana que os empregadores podem fazer é nos serviços de empresas de fazem PPP.

Essas empresas são especializadas e possuem os profissionais necessários (e legalmente habilitados) para a realização deste documento, assegurando que este processo se torne muito mais simples e o colaborador possa ir atrás do seu direito à Aposentadoria Especial.

Por isso, não hesite em ir atrás de uma boa empresa e tenha a elaboração do PPP sem maiores complicações!

Postagem criada em: 08/08/2022 - 21:00


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.