Maior proteção para edificações contra incêndios

Obter o laudo de CMAR (Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento) é de extrema importância para toda edificação, desde que seja igual ou superior a 750 m² e superior ou igual a 12 metros de altura. Este laudo é uma exigência do Corpo de Bombeiros, especialmente se o proprietário quiser emitir ou renovar o AVCB (Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros) do seu empreendimento.

O laudo de controle de materiais de acabamento e revestimento tem por objetivo ter a proteção devida aos ocupantes de uma edificação em caso de incêndios, evitando dessa forma fatalidades. Ou seja, esses materiais precisam ser resistentes ao calor, impedindo o alastramento do incêndio, e assim facilitar a rota de fuga das pessoas presentes no momento do acidente. Esses materiais não podem ser de queima fácil, pois as chamas podem se alastrar rapidamente e gerar um volume de fumaça muito grande, impedindo que as pessoas possam se locomover na tentativa de encontrar uma saída.

Os materiais exigidos por esse laudo são: pisos, tetos, forros, paredes, divisórias e coberturas. Este laudo só pode ser emitido por profissionais capacitados para a elaboração deste documento tão fundamental na finalização de uma construção civil, ou seja, esses profissionais precisam ser engenheiros civis ou arquitetos. O laudo de controle de materiais de acabamento e revestimento deve seguir rigorosamente as normas e padrões estipulados pelo Corpo de Bombeiros, segundo a Instrução Técnica n°10. 

Todos os materiais de acabamento e revestimento utilizados na estrutura de uma edificação devem ser analisados conforme as especificações do fabricante. Esta análise consiste em testes que devem ser considerados alguns fatores como liberação total do calor do corpo de prova mediante exposição às chamas, índice de propagação superficial de chama, índice da taxa de desenvolvimento de calor, entre outros.

Para obter o laudo desses materiais é preciso solicitar uma empresa especializada e certificada para realizar uma vistoria no empreendimento, com profissionais também certificados e qualificados na elaboração desse tipo de laudo de forma segura e confiável.  

Postagem criada em: 19/10/2022 - 09:50


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.