Mais sobre quadro de distribuição energia elétrica

Primeiramente, vale salientar que um projeto bem executado permite não somente o funcionamento correto dos painéis elétricos, mas também a segurança da instalação elétrica e dos seus operadores, evitando possíveis acidentes. Além disso, leva a um melhor aproveitamento energético, evitando fugas de corrente, falhas e faltas inesperadas,  e facilita a realização de manutenção em seus equipamentos.

Esses painéis são equipamentos receptores de energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e possuem o objetivo principal de distribuí-las entre os circuitos de uma casa, por exemplo, sendo equipamentos são fundamentais em uma residência, pois servem como protetores dos circuitos através de dispositivos como os disjuntores.

Devido à sua função de proteção e distribuição da energia dentro de uma edificação e por concentrar componentes que garantem que os circuitos elétricos estão corretamente dimensionados e setorizados, como disjuntores, e componentes que aumentam a segurança dos moradores, o painel elétrico se destaca evitando choques elétricos e ao patrimônio, evitando curtos, queima de equipamentos e, até mesmo, incêndios.

Vamos conhecer abaixo alguns exemplos de painéis:

  •          Painel de Distribuição – Painéis muito comuns na maioria das instalações elétricas, sua principal função é receber energia e distribuí-la devidamente entre os circuitos da instalação. Geralmente, a energia chega ao quadro através de um disjuntor geral, e é levada à um barramento que distribui entre os disjuntores de cada circuito da instalação, de acordo com o projeto elétrico.
  •          Painel de Transferência – São painéis que transferem a alimentação da instalação elétrica entre 2 ou mais fontes de energia. São utilizados, por exemplo, para transferir a alimentação de uma instalação de uso essencial para um gerador móvel quando há uma falta de energia na rede de distribuição.
  •          Painel CCM – São muito encontrados em indústrias de grande porte. Possuem equipamentos de manobra, controle, proteção e medição de circuitos de motores em baixa tensão.

Diante de todos esses fatores, a indicação é que se pesquise por empresas especializadas no assunto para fornecer a solução completa a sua necessidade, de forma completa e eficiente. 

Postagem criada em: 18/10/2021 - 18:13


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.