Como Remover Composto Químico da Água e Efluentes

A zeólita é um mineral de origem das lavas vulcânicas e muito utilizada como meio filtrante com o objetivo de tornar o tratamento de água e de efluentes eficientes, segura e com alta qualidade.

Dessa maneira, a zeólita para remoção de nitrogênio amoniacal e outros contaminantes que podem ser encontrados na água, como o ferro, manganês, metais pesados, entre outros, os quais podem causar sérios danos à saúde humana, proporciona uma água adequada para o consumo humano.

O nitrogênio é um elemento químico comumente encontrado nas águas de fontes naturais e também nos efluentes, sendo de extrema necessidade e importância o uso da zeólita para purificar a água antes do seu uso ou que os efluentes sejam descartados na natureza ou para reaproveitamento nos processos industriais ou outras aplicações, como a irrigação.

A zeólita possui características de aluminossilicato cristalino hidratado de metais alcalinos e alcalinos terrosos, conferindo uma estrutura cristalina tridimensional infinita, quando aliada às alterações químicas, possibilita que esse mineral seja sintetizado em laboratório.

Há diferentes tipos de zeólita, com variadas atribuições e finalidades, como o tipo ZS, com potencial de absorver a amônia, fazendo a adesão de moléculas de um fluido a uma superfície sólida.

Isso é possível por conta de sua alta porosidade e seletividade ao nitrogênio amoniacal, sendo aplicada também na agricultura como um subproduto.

Após seu uso e saturação com o nitrogênio, a zeólita é liberada, pela troca catiônica, para o sistema radicular das plantas lentamente e controlada, fazendo o descarte de forma sustentável.

Porém, não é recomendado realizar o descarte da água e do efluente tratado em caso de alta concentração de metais pesados. Uma grande vantagem da zeólita é a sua validade de dois anos, mas se bem conservada, pode ter o seu prazo indeterminado, o que assegura a qualidade e a eficiência do desempenho na filtração de água a fim de remover o nitrogênio amoniacal.

Postagem criada em: 24/08/2023 - 11:20


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.