Tratamento de Resíduos Industriais

Zeólitas são minerais, compostos de minerais, formadas como resultado da interação entre lavas vulcânicas e a água do mar, provocando a cristalização. Por serem minerais naturalmente porosos, zeólitas têm sido amplamente utilizadas no tratamento de água e efluentes devido às suas propriedades únicas de absorção,  filtragem, troca iônica e catiônica.

Essas propriedades permitem que as zeólitas sejam usadas em vários tipos de tratamento de efluentes, como remoção de impurezas, metais pesados, toxinas e outros contaminantes presentes no esgoto. A remoção dos poluentes é realizada pela absorção, adsorção ou troca iônica, dependendo do tipo de zeólita e dos poluentes presentes.

Além disso, as zeólitas podem ser usadas na remoção de sólidos suspensos e na clarificação de água, pois apresentam boa estabilidade química, estabilidade mecânica, porosidade, superfície total elevada, capacidade de absorção e adsorção.

Atualmente, existem vários tipos de zeólitas sintéticas disponíveis para tratamento de efluentes, com diferentes características e funções. As zeólitas sintéticas são usadas principalmente para a remoção de nitrogênio amoniacal.

O uso das zeólitas tratamento de efluentes oferece diversas vantagens, como custos reduzidos, baixo nível de toxicidade, disposição relativamente simples e natureza biocompatível. 

As zeólitas também podem ser fabricadas em laboratórios, as denominadas zeólitas sintéticas, e suas propriedades e capacidade no tratamento da água são tão eficientes e de alta qualidade quanto o uso dela de forma natural.

As zeólitas são uma espécie de aluminossilicato cristalino. Estes elementos são feitos de silício, oxigênio e alumínio e configuram os minerais extraídos da argila e caulino. A grosso modo, quando um aluminossilicato é exposto ao procedimento de hidratação, ele se transforma nas zeólitas.

Além disso, as zeólitas são hidratadas de componentes alcalinos de terra e de metais alcalinos. Quando imersas na água, as zeólitas borbulham e realizam o processo de filtração. 

Postagem criada em: 24/08/2023 - 14:48


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.