Equipamentos Elétricos Protegidos Contra o Fogo

Uma proteção contra incêndio em transformadores é uma medida preventiva para evitar o aumento de temperatura e a consequente combustão devido a falhas elétricas, curtos circuitos ou descargas parciais, o que pode causar incêndios em grande escala. 

Esta proteção geralmente consiste na instalação de sistemas de proteção passiva e ativa, esta diz respeito a equipamentos de combate a incêndio, como o sistema de dilúvio de água, sistema de proteção por névoa de água e o sistema de proteção por CO2, este indicado para transformadores enclausurados. Para que estes sistemas possam agir rapidamente, antes que as chamas do fogo se alastre, é fundamental instalar também detectores de calor e de fumaça.

Esta proteção é extremamente importante e crucial para assegurar a segurança dos usuários e do equipamento. Transformadores são dispositivos elétricos que convertem energia elétrica de uma tensão para outra. Eles são usados para transferir energia elétrica de uma fonte para um destino, como uma residência ou empresa. O uso de transformadores aumenta a quantidade de energia que pode ser transportada através de fios, mas também aumenta o risco de incêndio. Incêndios podem ser causados por curtos-circuitos, falhas elétricas ou mau funcionamento dos transformadores ou um superaquecimento.

Uma boa proteção de incêndio inclui manter os transformadores e cabos a uma distância adequada de áreas inflamáveis, além de instalar dispositivos de segurança para monitorar o calor produzido pelo transformador. Os disjuntores térmicos são normalmente usados para detectar e interromper a corrente elétrica antes que ela cause um incêndio. Alguns transformadores também podem ser equipados com sensores de temperatura que desativam o equipamento quando a temperatura atinge níveis perigosos. Estes dispositivos são conhecidos como interruptores térmicos.

Outras medidas para prevenir incêndios incluem limpar regularmente os painéis elétricos, garantir que os cabos estejam bem conectados, evitar sobrecargas e procurar fontes de superaquecimento dos transformadores. É também aconselhável testar os dispositivos de proteção contra incêndio regularmente para assegurar que eles estão funcionando corretamente. A manutenção adequada dos transformadores reduz o risco de incêndio significativamente.

Postagem criada em: 18/10/2023 - 13:45


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.