Painel composto de chaves, fusíveis e disjuntores

São nos quadros de distribuição que todo o cabeamento da instalação elétrica de uma residência ou empresa se encontra: circuitos de iluminação, tomadas, demais cargas, entre outros.

Em sua funcionalidade é através de um ramal de entrada protegido por um disjuntor geral, o quadro recebe energia da distribuidora e a potência resultante dessa entrada de energia é dividida entre diversos disjuntores, dos quais partirão os circuitos para acionar interruptores, responsáveis pelo controle da iluminação. 

Por sua vez, o interruptor diferencial residual, é responsável por proteger contra fugas de corrente elétrica, tipicamente conhecidos como “choques elétricos”. O DPS, ou dispositivo de proteção contra surtos protege equipamentos e máquinas contra eventuais surtos elétricos, além de outros dispositivos que podem auxiliar no comando e manobra de cargas da instalação.

Com o dimensionamento feito, é preciso escolher o quadro adequado para comportar todos os dispositivos. A escolha do quadro é bastante importante, não somente pelo tamanho, mas porque interfere diretamente na montagem do mesmo. Outro ponto importante a ser considerado é o local de instalação do quadro. Lembre-se que o lugar escolhido não pode ser de difícil acesso e que deve seguir a norma NBR-5410. A fixação do quadro na parede depende do tipo e modelo de quadro escolhido e a instalação do mesmo deve ser feita seguindo as recomendações do fabricante.

Diante de todos os fatores supracitados, a recomendação é que se pesquise por empresas especializadas que forneçam a solução completa a sua necessidade, bem como todo o atendimento personalizado que o cliente procura e merece.

Postagem criada em: 19/10/2021 - 16:43


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.