Reaproveitamento de Água Industrial

Estação de tratamento de efluentes com reuso é um sistema de tratamento biológico que visa reduzir a carga poluidora dos efluentes para níveis aceitáveis e possibilitar o seu reuso/reaproveitamento para fins não domésticos, tais como irrigação, uso industrial e abastecimento. 

O tratamento pode incluir processos físicos, químicos e biológicos, como filtração, hidrólise, decantação, sedimentação, adsorção, oxidação, floculação, desinfecção e clarificação. 

Os sistemas modernos também incluem o monitoramento contínuo dos parâmetros do efluente para garantir o controle preciso e contribuir para a estabilização da qualidade da água.

Esse sistema visa melhorar a qualidade da água em situações específicas. Ele é usado para remover poluentes da água, permitindo que ela seja reutilizada em diversos fins, especialmente para os processos industriais que necessitam de uma grande quantidade de água, possibilitando redução de custos e contribuindo para a preservação do meio ambiente. 

O processo de tratamento do efluente tem basicamente três etapas: pré-tratamento, tratamento biológico e tratamento final. 

No pré-tratamento, a água é separada em duas partes: sólido e líquido. Os sólidos são removidos por meio de filtração e decantação. O líquido então passa para o tratamento biológico, onde é submetido a uma série de reações químicas e biológicas que reduzem os níveis de poluentes dissolvidos na água. 

Na terceira etapa, que é o tratamento final, são utilizadas técnicas físicas, químicas e biológicas para remover os restos de poluentes, como metais pesados, nutrientes (nitrogênio e fósforo) e substâncias orgânicas. Após o tratamento, a água pode ser reutilizada para diversos fins, como irrigação, fontes de jardins, uso sanitário, entre outras aplicações.

Um benefício dessas estações de tratamento para reutilização da água é a diminuição do consumo de água potável, uma atitude sustentável e muito econômica. Além disso, o tratamento também contribui para melhorar a qualidade da água no ambiente, reduzindo a contaminação dos rios, lagos e outros locais.

Postagem criada em: 21/08/2023 - 10:39


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.