Conexões Industriais Seguras

A inspeção de flanges é um processo usado para verificar se as conexões entre dois elementos são adequadas. É comum nas operações de manutenção e serviço de vedação, em que os flanges são usados para conectar tubulações, válvulas, tanques, motores e outros equipamentos. 

Verifica-se a condição geral destes elementos, além das superfícies dos flanges e da limpeza das juntas, para garantir a segurança e a qualidade da instalação.

Essa inspeção é um processo que envolve a verificação de suas condições para garantir que estejam em conformidade e seguras para o uso. O objetivo principal deste processo é a verificação de vazamentos, limpezas, dimensões, condições de roscas e quaisquer outras anormalidades encontradas nos flanges. 

Uma inspeção adequada dos flanges deve ser realizada para evitar vazamentos prejudiciais e consequências desastrosas para aplicações industriais. É importante que todos os flanges sejam cuidadosamente examinados para verificar se eles atendem às normas de segurança. 

Um procedimento dessa inspeção geralmente envolverá:

• Verificação visual do flange e avaliação da qualidade da superfície;

• Verificação da identificação e etiquetagem;

• Verificação das medidas externas e internas para determinar se estão dentro das especificações;

• Verificação das roscas para verificar se estão limpos e livres de impurezas;

• Verificação do alinhamento e quadrado para garantir a integridade do encaixe; 

• Teste de estanqueidade usando ar comprimido ou líquido;

• Verificação do nível de corrosão;

• Verificação da geometria dos flanges para garantir que eles sejam adequados para o uso pretendido;

• Preenchimento de relatório de inspeção. 

Essa inspeção é uma tarefa importante para garantir o funcionamento adequado de sistemas industriais. É muito importante que todos os flanges sejam cuidadosamente inspecionados para assegurar que todos os requisitos de segurança sejam cumpridos.

Para garantir a segurança e autonomia para o chão de fábrica é fundamental contar com uma empresa especializada na realização de inspeções industriais, para que todos os procedimentos sejam efetuados de acordo com as normas e leis vigentes. 

Postagem criada em: 26/07/2023 - 16:29


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.