Após uma inspeção das instalações elétricas em uma edificação, um laudo das instalações elétricas é emitido pelo profissional responsável. Este laudo é um documento super importante onde consta todas as informações levantadas no decorrer da inspeção, quanto a análise do desempenho operacional do sistema elétrico, bem assim o estado de conservação das instalações e componentes danificados ou ultrapassados. E ainda atestar a sua conformidade com as normas e leis vigentes.

Vale ressaltar que o laudo das redes elétricas de um edifício é baseado na NR 10, exigida pelo Ministério do Trabalho, e deve ser realizado por um profissional habilitado, podendo ser um engenheiro elétrico ou um técnico eletrotécnica devidamente registrados no CREA, desde que tenham conhecimento técnico para a elaboração de um laudo elétrico.

Obter um laudo elétrico, além da verificação do estado geral de uma edificação, ele possibilita propor soluções para adequar as normas vigentes, e essas faz com que se evite inúmeros problemas, tais como incêndios, curto-circuito, explosões, choques, entre outros, e ainda promove a eficiência da rede de distribuição elétrica e o aumento da vida útil de seus componentes.

Há diferentes laudos elétricos, além do específico laudo elétrico, dependendo da finalidade que o proprietário do empreendimento deseja, sendo eles: Laudo de aterramento, de SPDA, prontuário NR 10. Com o laudo elétrico em mãos é possível  verificar se as manutenções indicadas pelo profissional responsável estão sendo seguidas.

Além do Ministério do Trabalho, a elaboração de laudo elétrico é uma exigência do Corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal, diante disso, este tipo de serviço deve ser prestado por empresas especializadas em Engenharia Elétrica, que seus profissionais sejam certificados pelo CREA e tenham profundo conhecimento em laudo elétrico, para que este seja emitido de forma segura e responsável, seguindo todas as etapas rigorosamente, e atendam as necessidades de cada cliente.

Postagem criada em: 18/10/2022 - 15:42


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.