Relatório de equipamentos vibratórios

Toda empresa que utiliza equipamentos vibratórios, seja na construção civil ou em outras áreas, precisa obter o laudo de vibrações de forma periódica. Este laudo consiste em informar as condições de conservação de equipamentos, suas medições, detecção de possíveis falhas em seu funcionamento com as devidas indicações de manutenção preventiva ou corretiva. E principalmente, este laudo verifica as consequências das tremulações devido às vibrações dos instrumentos, sendo o alvo desta análise a aceleração das oscilações, as suas frequências, pontos de aplicação e duração das ações. 

A importância de realizar a vistoria para obter o laudo de equipamentos vibratórios consiste em garantir a segurança dos trabalhadores e igualmente da empresa e seus maquinários. O laudo precisa seguir as diretrizes da norma regulamentadora NR 15 do Ministério do Trabalho e Emprego, o qual determina as condições de trabalho quanto à exposição a Vibrações de Mãos e Pernas (VMP) e Vibrações de Corpo Inteiro (VCI). O não cumprimento dessa exigência resulta em multas, o que gera gastos desnecessários.

Realizar o laudo de equipamentos vibratórios gera muitos benefícios, como a redução de custos por executar manutenções preventivas, evitando assim que eles sejam danificados e tenha a necessidade de serem substituídos ou submetidos a uma manutenção corretiva, e ainda causem sérios danos à saúde dos colaboradores. Também promove a eficiência das operações e disponibilidades das máquinas e assim o aumento da produtividade.

Empresas que desejam ficar livres de multas e complicações com a saúde de seus funcionários por exposição a vibrações, é de extrema importância que obtenham o laudo dos equipamentos vibratórios, portanto, precisam contratar empresas especializadas neste tipo de serviço, que disponham de profissionais capacitados e que utilizem instrumentos adequados, calibrados e certificados.

Postagem criada em: 20/10/2022 - 16:19


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.