Equipamento que trabalha com elevadas tensões

Para corrigir o fator de potência de uma rede elétrica, recomenda-se o uso de reator para banco de capacitores. Uma vez que esse reator para banco de capacitores funcione corretamente, é possível evitar panes e danos, muitas vezes irreparáveis nos equipamentos.

Além de banco de capacitores com reator, é possível encontrar no mercado, diferentes tipos e modelos de reatores. Como por exemplo:

  •          reator de alisamento;
  •          reator núcleo de ar;
  •          reator de comutação;
  •          reator trifásico de comutação, entre outros.

Dentre as especificações técnicas, a presença de distorção harmônica devido às cargas não lineares dentro da rede elétrica, poderá aumentar a corrente que flui através dos capacitores, pois a reatância capacitiva é inversamente proporcional à frequência e, consequentemente, os capacitores serão submetidos a mais carga. Portanto, os reatores foram projetados para trabalhar em sistemas de alimentação com alto nível de distorção harmônica, permitindo um serviço seguro e confiável.

Outro ponto favorável à utilização de reatores para banco de capacitores é na ocorrência de ressonância paralela, fenômeno prejudicial e pode causar danos nos dispositivos elétricos, pois, osreatores alteram a frequência em que esse fenômeno é gerado, distanciando essa ocorrência das frequências que possam causar danos.

Lembrando que, nas lâmpadas de descarga, não há nenhum tipo de resistência, como no caso da lâmpada incandescente, e é por este motivo que necessitam do reator para limitar a corrente no tubo de arco da lâmpada.

Diante de todos esses fatores acima citados, a recomendação é que se pesquise por empresas especializadas no assunto para que atenda a sua necessidade, de forma eficiente e completa, tirando todas as suas dúvidas e fornecendo todo o suporte essencial.

Postagem criada em: 25/10/2021 - 19:44


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.