Eventos da SST que são obrigatórios no eSocial:

O eSocial é uma plataforma criada pelos órgãos governamentais a fim de unificar o envio de diferentes guias, documentos e papeladas. A princípio, o eSocial já unificou o envio de cerca de 11 guias e documentos diferentes, com atualizações decorrentes que tornam obrigatório o envio de mais alguns dados e substituem a emissão de mais documentos.

Recentemente, tivemos duas atualizações muito importantes relacionadas ao eSocial Saúde e Segurança no Trabalho, que envolvem o envio de alguns eventos muito importantes da SST para o eSocial.

A primeira atualização tornou obrigatório o envio dos seguintes eventos: Comunicação de Acidente de Trabalho — S-2210 —, de Monitoramento da Saúde do Trabalhador — S-2220 — e os de Condições Ambientais do Trabalho — S-2240 a partir do dia 10 de Janeiro de 2022.

Contudo, a segunda atualização manteve obrigatório somente o S-2210, que é o de Comunicação de Acidente de Trabalho, os demais (S-2220 e S-2240) serão obrigatórios somente a partir de 31 de Dezembro de 2022.

Ou seja, não é que eles não serão mais obrigatórios, somente por um curto período de tempo é que eles poderão não ser enviados, mas este tempo pode ser um ótimo momento para as empresas se adaptarem a esse tipo de envio para que não cometam nenhum erro a partir da data prevista como obrigatória.

Portanto, no ano vigente de 2021, somente o evento S-2210 se manteve obrigatório, sendo ainda possível continuar enviando os demais eventos para já se preparar para quando a sua obrigatoriedade começar a valer!

Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog, temos vários outros artigos interessantíssimos pensados especialmente para você!

Postagem criada em: 30/08/2022 - 11:02


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.