Extinção do Fogo por Abafamento

Um sistema fixo de CO2 é uma solução de extinção de incêndio ideal para áreas de armazenamento e equipamentos, onde não há presença de pessoas. Estes sistemas usam dióxido de carbono líquido para apagar o fogo por meio do abafamento, sem danificar o equipamento e mercadorias. 

O CO2 remove o oxigênio do ar que alimenta o fogo, impedindo assim sua combustão. O CO2 é um gás inodoro, incolor e não conduz eletricidade, e por remover o oxigênio do ambiente, ele pode causar asfixia nas pessoas, e por esse motivo não é recomendado utilizar em áreas com concentração de pessoas.

O sistema de extinção de CO2 consiste basicamente de cilindros de armazenamento de CO2, válvulas de controle, tubulações e bicos de pulverização. Os cilindros são preenchidos com dióxido de carbono a uma pressão de cerca de 200 bar. As válvulas de controle são acionadas através de um dispositivo de detecção de fumaça ou de calor, que envia um sinal para abrir as válvulas e liberar o CO2.

As tubulações são instaladas por todo o ambiente a ser protegido para distribuir o CO2. Por fim, os bicos de pulverização são instalados na parte superior das paredes de forma estratégica para que o produto seja liberado de forma uniforme por toda a área. O Co2 é um método extintor de incêndio bastante eficiente, pois ele age rapidamente no controle do fogo, impedindo que as chamas se propaguem.

Os sistemas de extinção de CO2 são projetados especificamente para o local onde serão instalados, para garantir que todos os pontos críticos do local estejam totalmente cobertos pelo gás. Também é importante ressaltar que antes da instalação do sistema, é necessário realizar um estudo técnico para verificar se o local pode se beneficiar com a instalação desse sistema de extinção.

A aquisição desse produto extintor de incêndio deve ser feito por meio de empresas especializadas e experientes para garantir produtos de alta qualidade, eficiência e maior segurança em sua instalação.

Postagem criada em: 06/10/2023 - 10:58


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.