Projetos de engenharia precisam ser auditadas

Devido aos altos riscos existentes dentro da construção civil, a segurança e qualidade da obra é primordial antes, durante e após todo o trabalho. Para assegurar o bom desenvolvimento de um projeto de edificação, é indispensável realizar uma auditoria de engenharia. Esse processo constitui em realizar uma análise minuciosa de toda a estrutura, equipamentos e instalações presentes em um projeto, desde o planejamento, execução e entrega da obra, pois envolve inúmeros fatores como mão de obra e recursos financeiros e de materiais elevados, principalmente em construções de grande porte, como um edifício, que se for mal fiscalizado, poderá resultar em algum acidente ou desastre, como o desabamento de um prédio.

Uma auditoria implica também em eliminar uma possível paralisação da obra por conta de erros, o que resulta em prejuízos financeiros, portanto tem o benefício de redução de custos. Geralmente, a auditoria verifica se o projeto atende às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), se segue a legislação trabalhista e ambiental, a eficácia dos projetos feitos pela construtora e se os funcionários possuem qualificações na realização das tarefas atribuídas a eles.  

Após uma auditoria, relatórios são emitidos pela empresa responsável, juntamente com check lists fotográficos para uma futura orientação aos empreendimentos no que diz respeito  à necessidade de se fazer reparo, manutenção e conservação da área construída. 

Embora tenha discorrido sobre auditoria no ramo da engenharia civil no presente texto, vale ressaltar que há esse procedimento nas engenharias mecânicas e elétricas também. Na execução de auditoria de qualquer uma das engenharias, uma empresa fica responsável nas análises e cobranças para que o andamento da obra mantenha-se dentro dos padrões exigidos, dessa maneira otimiza o trabalho e evita atrasos, desperdícios e problemas futuros. 

Postagem criada em: 07/10/2022 - 16:52


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.