Licença de Funcionamento para Edificações

O CLCB (Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros) é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, atestando que determinada edificação possui condições seguras de uso e estrutura ideais para a prevenção de incêndios. esta licença possui a mesma função do AVCB, mas para edificações que possui menor risco de incêndios, sendo obrigatório para qualquer estabelecimento que tenha até 750 metros² de área construída e possua até 3 pavimentos.

A solicitação deste documento deve ser feita junto ao órgão competente do Corpo de Bombeiros de cada Estado, juntamente com uma série de documentos que comprovem o cumprimento das exigências legais relativas à prevenção de incêndios.

Essas exigências incluem a apresentação do PPCI (Plano de Prevenção Contra Incêndio), o qual determina todas as medidas e equipamentos que são exigidos para garantir a segurança das pessoas e do patrimônio contra incêndios, e o Laudo e ATR (Anotação de Responsabilidade Técnica) dos equipamentos de segurança. 

Uma vez aprovado o pedido, o Corpo de Bombeiros expede o Certificado de Licenciamento, que tem validade de 1 a 5 anos, dependendo do risco apresentado pelo edifício a ser licenciado, caso não houver a renovação da licença, a edificação fica sujeita a penalidades e multas, e até a interdição do estabelecimento. 

Para que o proprietário ou responsável pela edificação possa solicitar a renovação deste documento é necessário que esteja com todas as documentações exigidas em mãos e todos os equipamentos de combate e prevenção contra incêndios, tais como extintores, mangueiras, porta corta fogo, sinalização e outros, estejam instalados em seus devidos lugares, além de que estejam com os laudos e ARTs atualizados.

Para que esse processo seja realizado de forma correta, ágil e sem dores de cabeça, é de suma importância contar com a ajuda de uma empresa especializada e devidamente habilitada no CREA ou no CAU.

Postagem criada em: 05/10/2023 - 11:29


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.