Vistoria em condomínio de prédios

Uma inspeção predial condomínio consiste em analisar minuciosamente as condições gerais e estado de conservação de um empreendimento, a fim de verificar as suas estruturas, segurança, condições operacionais dos sistemas e suas manutenções, bem assim fazer adequações às normas exigidas.

Toda edificação de um condomínio deve estar dentro dos sistemas de segurança exigidas pela legislação e órgãos competentes, como as instalações elétricas e hidrossanitárias, sistema de gás, sistema de combate a incêndio, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, entre outros, para garantir a segurança de seus moradores e bem assim a segurança do imóvel.

A inspeção de prédios residenciais deve ser realizada por um profissional devidamente habilitado, ou seja, por um Engenheiro Civil ou Arquiteto credenciado pelo CREA ou CAU, e deve atender a nova norma da ABNT NBR 16747 que entrou em vigor desde maio de 2020. Após a avaliação do profissional responsável realizada no prédio, ele deve apontar as falhas e problemas encontrados mediante um relatório técnico e suas devidas manutenções para solucionar os problemas, adequar as irregularidades e assim trazer um aumento da vida útil do empreendimento e a segurança dos usuários e do próprio edifício. Em suma, a inspeção garante que o prédio esteja seguro e em boas condições de uso.

Manter uma inspeção de um prédio em dia evitará grandes transtornos e prejuízos com gastos desnecessários, ou seja, ao invés de realizar manutenções corretivas, manutenções preventivas serão feitas, fazer ajustes e reparos antes que um problema aconteça ou aumente. Para realizar uma inspeção em prédios, algumas etapas importantes precisam ser seguidas, sendo elas: levantamento de dados, análise, entrevista, vistoria, identificação das falhas e anomalias e suas causas, recomendação das manutenções necessárias e adequadas, listar quais manutenções devem ser feitas primeiro, avaliar as manutenções e uso e por último emitir o laudo técnico.

Portanto, a inspeção dos prédios em um condomínio é uma das muitas responsabilidades de um síndico, e ele precisa contratar uma empresa especializada para executar essa tarefa de suma importância, com profissionais capacitados e com todos os equipamentos necessários, calibrados e certificados, para a entrega de um serviço de qualidade e soluções viáveis.

Postagem criada em: 01/11/2022 - 09:01


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.