Verificação de data center

Considerando a complexidade de um data center, lugar onde as empresas armazenam dados coletados e aplicativos, o processo de assegurar a preservação de informações e a funcionalidade do sistema, este precisa ser confiável e eficiente. Para que uma empresa certifique-se do bom funcionamento deste sistema, ela precisa contratar os serviços de análise de risco de data center, e os alvos desta análise serão todo o projeto técnico, as plantas, as documentações e diagramas do data center, além de verificar riscos operacionais e falhas, auditoria dos contratos de manutenção, redução de custos de operação e aumento da eficiência operacional.

Após essa análise, toda a topologia de instalação, seus sistemas e planos de operação precisa de uma inspeção minuciosa, levando em consideração as normas que mostram as práticas ideais de construção e operação de data centers. Após concluir todo esse procedimento, é emitido um relatório que consta levantamento de pontos frágeis e fatores na operação e na infraestrutura do data center, indicação de medidas que podem ser tomadas para evitar falhas ou melhorar o desenvolvimento na operação de TI e classificação da infraestrutura conforme normas, certificações e padrões de confiabilidade.

Redundância do data center, infraestrutura, análise da estrutura predial, análise do local - site assessment, avaliação das operações são fatores que são investigados na avaliação de risco do data center. Em suma, a verificação de risco do data center tem como base na implantação, manutenção e infraestrutura de data center, call center de telecomunicações e risk assessment e prédios centrais, para verificar se há uma adequação do projeto e instalações às normas vigentes.

Empresas que realizam este tipo de serviço precisam ser capacitadas para emitir relatórios técnicos no que se refere a análise desse sistema, e dessa maneira solucionar qualquer problema encontrado. 

Postagem criada em: 06/10/2022 - 14:13


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.