Medição de espessura em objetos e equipamentos

Para realizar testes comprobatórios de qualidade e durabilidade em objetos existem diversos métodos, mas quando se quer saber se o objeto possui uma boa fabricação no quesito estrutural, os testes que são feitos nele é de uma outra categoria. 

Essa outra categoria de testes utilizados para avaliar e inspecionar a estrutura dos objetos é chamada de não destrutiva, isso porque o método de teste utilizado não força o funcionamento ou aplicação do objeto em si, nenhum tipo de desgaste vai ser feito, apenas acontecerá a análise do elemento através de um aparelho de ultrassom.

Métodos para realizar medição de espessura

O ultrassom medição de espessuras é muito utilizado, já que através do reflexo de suas ondas sonoras é possível mapear o objeto e descobrir onde o som conseguiu passar indicando a ausência de partes do objeto, a descontinuidade em partes de solda ou o desgaste por fadiga de alguma parte.

Existem alguns tipos de métodos não destrutivos para realizar a medição e avaliação de estruturas de equipamentos e objetos, são eles:

  • Ultrassom — faz a avaliação através de ondas sonoras, o que pode variar entre os tipos é o tipo de tecnologia utilizada, posicionamento do dispositivo e tempo de execução;

  • Radiografia — esse método utiliza uma quantidade controlada de radiação para realizar o exame do item em questão;

  • Partícula magnética — é utilizado em equipamentos e objetos de metal, utilizando uma mistura de substâncias no objeto eletrificado, onde houver falhas um campo de fuga será visível.

Além desses métodos citados ainda há outros métodos de realizar a medição de espessura através de ensaios não destrutivos em objeto e equipamentos.

Postagem criada em: 12/05/2022 - 20:54


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.