Análise de solda em equipamentos

Quando é necessário fazer a verificação de uma estrutura ou placas na qual foi utilizado a solda como método de unificação, podemos utilizar o ensaio não destrutivo ultrassom C-scan, dessa forma teremos as informações necessárias para realizar reparos ou refazer a soldagem do local.

O C-scan é um tipo de ensaio que utiliza um software, que analisa o objeto por uma vista superior, para fazer a reflexão de ondas sonoras para analisar e gerar gráficos através dos dados coletados, assim é possível encontrar falhas e fissuras nas soldas realizadas, resultando em uma manutenção ou retrabalho de soldagem nos locais sinalizados. Também é possível verificar corrosões ou descontinuidades que ocorreram na área soldada através desse software.

Algumas empresas disponibilizam aparelhos de ultrassom para realizar o ensaio C-scan, que possuem algumas vantagens como:

  • o equipamento ser compacto e fácil de manusear;

  • cabeçote acoplados para uso automático;

  • mais dinamismo entre qualidade e produção;

  • e pode ser operado por apenas duas pessoas.

Além dessas vantagens, o esse método de ultrassom automatizado, chamado dessa maneira por utiliza de softwares para gerar os resultados requeridos, também pode substituir os ensaios não destrutivos de radiografia, que pode trazer algum risco à saúde ao longo dos anos para quem os aplica, e pode ser feito de forma mais rápida também.

Então podemos entender que o método de ensaio automatizado não destrutivo C-scan, utiliza a reflexão das onda sonoras e através do seu software consegue captar informações sobre quais ponto há descontinuidade e corrosão do material de solda utilizado nos equipamentos analisados, gerando uma análise mais precisa e ágil do que com outros tipos de ensaios disponíveis para serem utilizados dentro do setor.

Postagem criada em: 05/05/2022 - 20:58


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.