Programa muito importante para as empresas:

Um dos programas mais importantes quando falamos sobre a saúde no ambiente de trabalho, com toda certeza, é o PCMSO Segurança do Trabalho. O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é um programa que visa, por meio de exames e demais atividades, realizar a manutenção da saúde dos colaboradores de uma empresa.

Com o PCMSO, é possível observar com maior atenção o quadro clínico dos funcionários através de exames (admissional, demissional, retorno ao trabalho, mudança de função e periódicos), do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) e da implementação de medidas preventivas.

Este programa está previsto na norma regulamentadora NR-7 e a sua implementação é obrigatória, buscando oferecer ao máximo melhores e mais seguras condições de trabalho aos funcionários de uma empresa.

E, falando em empresa, a responsabilidade de implementar esse programa é total dos empregadores, todos os custos acerca deles também é de total responsabilidade dos empregadores.

A não implementação desse programa gera penalidades gravíssimas. E, além de implementá-lo, as empresas também devem realizar a sua manutenção e atualização para que o acompanhamento correto do quadro clínico dos funcionários, caso contrário, há penalidades que também podem ser aplicadas.

Podemos destacar, também, que em alguns casos o PCMSO pode exigir a fiscalização do ambiente de trabalho e, com a migração do envio dos dados pelo eSocial, a fiscalização sobre a realização deste programa se tornou ainda mais assídua, onde o não cumprimento de qualquer normativa é facilmente notada pelos órgãos governamentais.

Caso você sinta qualquer dificuldade com a implementação desse programa ou com o envio dos dados pelo eSocial, um ótimo investimento é na consultoria que muitas empresas especializadas oferecem, fornecendo um suporte completo para que você tenha a implementação correta desse programa.

Por isso, não seja autuado pelos órgãos, fique atento à implementação do seu PCMSO e promova as melhores condições para a saúde dos seus colaboradores!

Postagem criada em: 09/08/2022 - 18:52


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.