Inspeção em estruturas de equipamentos

Quando necessário realizar uma avaliação em algum tipo de aparelho, são desenvolvidos diversos testes para medir a qualidade dele, como é o seu desempenho, se ele é resistente a temperaturas, entre outras características. Entretanto, esses testes costumam ser para verificar características físicas, visíveis e palpáveis, não há uma informação sobre se ele falhou em um teste porque não é feito para aquilo, ou se foi porque houve um problema em sua montagem, que resultou numa avaliação negativa em alguma categoria.

Para analisar a estrutura e soldas realizadas no item, é necessário que sejam feitas inspeções com C-scan ou algum outro ensaio não destrutivo, isso porque eles analisam sem forçar o objeto em questão, são apenas testes utilizando aparelhos e softwares de análise, como o ultrassom.

A inspeção feita pelo ultrassom C-scan utiliza um software que vai analisar o objeto em questão de uma ponto de vista superior, sem interromper o seu funcionamento, para poder coletar dados de movimentos, estrutura, verificar se há fissuras, falhas e descontinuidade de solda em algum ponto. Se houver qualquer divergência do que deve ser encontrado, o software consegue localizar o ponto precisamente. Além disso, ele consegue gerar gráficos de resultados sobre o equipamento que está sendo avaliado.

Portanto, mesmo que haja inspeções para assegurar a qualidade de desempenho e funcionamento do equipamento, é necessário que haja uma avaliação mais estrutural para garantir que o equipamento terá uma maior resistência em suas junções, e que a solda não tenha problemas para manter todos os elementos unidos. Caso tenha algum tipo de fraqueza, falha e descontinuidade, esses erros serão apontados na inspeção de solda C-scan e poderão receber uma manutenção corretiva antes que o problema fique realmente sério. 

Postagem criada em: 11/05/2022 - 20:55


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.