Fazendo a verificação de solda com ultrassom

No setor industrial é necessário que sejam feitos testes em todos os equipamentos que são utilizados em produções e operações, na verdade qualquer aparelho e objeto deve ser testado antes de ser vendido, mas isso é um ponto a ser explorado em outro momento, por agora vamos falar sobre os equipamentos industriais.

Os equipamentos usados em fábricas e indústrias devem ser testados e inspecionados com um pouco mais de frequência do que os que podem ser utilizados em residência, isso porque os equipamentos industriais possuem uma responsabilidade maior no que está fazendo do que aparelhos domésticos. 

Quando é utilizado o ultrassom em soldas?

Para verificar a estrutura de equipamentos industriais de metal que possuem elementos soldados na sua estrutura principal, são utilizados os ensaios de ultrassom em soldas, assim eles conseguem identificar onde há falhas e descontinuidade de solda nos equipamentos.

Dependendo do modelo de ultrassom executado é possível obter diferentes resultados, não diferentes em si, mas com mais detalhes sobre a informação ou com resultados mais básicos, alguns até mesmo conseguem fazer mapeamentos completos do objeto e obtém a localização exata da falha, o tamanho e profundidade da descontinuidade, desta forma fica mais fácil de saber onde há necessidade de reparo e qual o nível da manutenção necessária a se realizar no local.

Os tipos de ensaio de ultrassom mais conhecido e utilizados são:

  • Ultrassom B-scan;

  • Ultrassom C-scan;

  • Ultrassom Phased Array; e

  • Ultrassom A-scan.

Todos eles utilizam formas parecidas para executar o ensaio, porém cada um possui uma característica diferente que pode se adequar melhor em um situação do que outro que também poderia ser utilizado para fazer o mesmo tipo de teste.

Postagem criada em: 11/05/2022 - 20:58


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.