Laudo dos elementos estruturais de uma construção

O laudo estrutural é um documento técnico emitido mediante uma vistoria minuciosa de uma construção civil, avaliando sua estrutura com o objetivo de identificar falhas construtivas que podem colocar em risco a obra e seus usuários, e assim indicar soluções corretivas aplicáveis atendendo as normas regulamentadoras exigidas pela ABNT e NBR.

O laudo de uma construção civil deve ser emitido sempre que for necessário realizar uma reforma por conta de alguma rachadura, infiltração ou outro problema ou quando realizar uma modificação da edificação, como uma ampliação do ambiente. 

A importância de realizar o laudo de uma construção consiste em garantir maior segurança à edificação por seguir rigorosamente aos requisitos legais, a sua conservação e o aumento da vida útil, além de dar maior proteção aos seus usuários. Este documento é devidamente emitido por um profissional habilitado, que seja um engenheiro civil, atendendo todas as diretrizes normativas e as necessidades do cliente, juntamente com a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

No decorrer do tempo, uma construção pode apresentar problemas, sejam por conta de erros do projeto, falta de manutenção ou até mesmo falhas construtivas. Portanto é muito importante a emissão do laudo técnico para verificar a existência dessas anomalias e tomar as medidas corretas de manutenção corretiva. De maneira geral, para emitir o laudo, são vistoriados os elementos estruturais de vedação e revestimentos.

A emissão de um laudo das estruturas de uma construção é especialidade de empresas do ramo de engenharia civil, em que seus profissionais sejam devidamente habilitados e registrados no CREA, com profundo conhecimento na realização desse documento. Importante também que seus equipamentos sejam calibrados e certificados, só assim realizará um serviço com alta precisão e confiabilidade.

Postagem criada em: 21/10/2022 - 08:52


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.