Uma estação de tratamento de efluentes de lavanderia é onde filtra, trata e descarta o efluente gerado pelas lavanderias. É usado para limpar e reciclar efluentes como água de lavagem, detergentes e outras substâncias químicas residuais. 

O tratamento pode incluir processos físicos, químicos e biológicos. Os objetivos principais da estação são remover os poluentes, reduzir a carga biológica e aumentar a qualidade da água para que possa ser reutilizada na lavanderia ou descartada de forma consciente.

Os efluentes tóxicos resultam do uso de produtos químicos, como água sanitária ou detergentes alcalinos, que são usados para limpar e desinfetar roupas em lavanderias, além da água suja gerada pelo processo de lavagem das roupas. 

Os efluentes também contêm metais pesados, matéria orgânica e outros contaminantes. O objetivo do tratamento de efluentes é remover esses contaminantes para que eles não sejam liberados na água de superfície ou no meio ambiente e sejam descartados de maneira adequada e sustentável.

Uma ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) consiste normalmente em cinco etapas principais de tratamento: pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário, tratamento terciário e tratamento final. Cada uma das etapas de tratamento ajuda a remover contaminantes dos efluentes, como metais pesados, matéria orgânica, nutrientes e sedimentos suspensos, para que eles possam ser descartados de forma segura.

Os métodos de tratamento mais comuns utilizados em uma ETE incluem a aerobiose, a clarificação, a filtração, a floculação, a adsorção, a destilação e a ionização. A aerobiose é uma tecnologia de tratamento biológico que envolve a adição de ar ao efluente para ajudar a remover metais pesados, matéria orgânica e nutrientes. 

A clarificação usa reagentes químicos para ajudar a separar materiais suspensos no efluente. A filtração é usada para remover partículas suspensas e a floculação é usada para remover materiais em suspensão. 

A adsorção envolve o uso de materiais químicos para absorver metais pesados. Finalmente, a destilação remove materiais voláteis dos efluentes e a ionização remove odor dos efluentes.

Uma ETE é muito importante para garantir que os efluentes tóxicos de lavanderias sejam tratados adequadamente antes de serem descartados. Além disso, uma ETE ajuda a garantir que a água da superfície e o ambiente permaneçam saudáveis, pois impede que os efluentes poluem essas fontes de água.

Postagem criada em: 25/08/2023 - 11:15


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.