Como funciona a inspeção de equipamentos

Todas as empresas e indústrias precisam fazer a vistoria e inspeção de seus equipamentos para que tudo ocorra como o planejado e o desempenho de suas operações sejam feitas da melhor forma possível. Principalmente as indústrias devem realizar essas vistorias e testes em seus equipamentos, pois há um grande risco de danos, prejuízos e até mesmo risco de vida, para os trabalhadores do local caso algum equipamento tenha alguma falha.

Para atestar a qualidade de seus equipamentos, os fabricantes realizam diversos testes para assegurar que seu produto está em boas condições, atestam se são resistentes a temperaturas altas, qual o peso máximo que podem suportar de maneira segura, entre outros testes executados, mas existem inspeções que são feitas sem que comprometam o objeto em questão, os testes deste modelo são chamado de ensaio não destrutivos, pois não não forçam o uso, nem causam desgastes, no equipamento.

Os ensaios não destrutivos são feitos a partir de outros aparelhos, para verificar os pontos de solda dos equipamentos analisados, assim eles conseguem encontrar falhas e descontinuidades que não são perceptíveis apenas com o olhar humano, e que nem sempre vão apresentar problema nos testes destrutivos.

Uma empresa de inspeção de solda é responsável por averiguar a qualidade da solda de equipamentos, através de um aparelho de radiografia ou de aparelhos de ultrassom que conseguem captar fissuras e falhas através dos dados coletados em seus programas, e assim identificar onde estão localizadas as partes que precisam de manutenção corretiva, quanto mais bem feito for a inspeção menos reparos futuros serão necessários e menos ensaios não destrutivos precisarão ser feitos.

Postagem criada em: 11/05/2022 - 20:57


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.